Sede do Poder Judiciário do Paraná foi reinaugurado após passar por reforma e restauro

 

10/11/2016

Sede do Poder Judiciário do Paraná foi reinaugurado após passar por reforma e restauro

O Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça do Paraná, no Centro Cívico, foi reinaugurado nesta quinta-feira (10/11), numa cerimônia prestigiada por diversas autoridades. O prédio, projetado na década de 1950, foi totalmente restaurado, reformado e modernizado, sem perder suas características históricas.

Entre as principais preocupações da reforma estão a política ambiental e a economia de água e energia, numa iniciativa do Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos. A execução das obras proporcionará melhor estrutura aos Desembargadores, servidores e a toda população que busca à Justiça.

O Palácio da Justiça é edificação tombada pelo Patrimônio Cultural Estadual, que acompanhou de perto a execução das obras.

Solenidade -

Após fazer um breve histórico dos 125 anos do TJPR em seu discurso, o Presidente do TJPR falou sobre a importância da grandiosa obra de restauro, reforma e modernização da sede do Tribunal, entregues nesta data.

“É um momento de muita emoção. Estamos hoje entregando instalações fantásticas, uma das melhores do País, o que torna o Paraná uma referência nacional”, disse Vasconcelos.

O Presidente citou também os muitos novos fóruns construídos recentemente nas Comarcas, bem como as reformas constantemente efetuadas em todo o Estado. “Sempre buscamos o equilíbrio, dando a mesma atenção para o 1º e 2º graus”, afirmou.

Em seu discurso, o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Juiz Frederico Mendes Junior, comentou que a sede do TJPR, após a obra de reforma e restauro, possibilitará melhores condições de trabalho aos Magistrados e servidores e, principalmente, à população que busca atendimento.

O novo prédio, segundo ele, traz tradição e herança. “Por aqui já passaram homens e mulheres que fizeram o Paraná melhor”, disse o Presidente da Amapar. “As paredes, agora renovadas, estão impregnadas com o fazer Justiça”, citou.

Inauguração das instalações –

Após a sessão solene, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, entregou oficialmente as obras de restauro e reforma do Palácio da Justiça, sede histórica do Poder Judiciário paranaense.

Na ocasião, o Presidente, acompanhado dos Desembargadores da Cúpula e das demais autoridades, descerrou a placa inaugural da entrega das obras de restauro e reforma do Palácio da Justiça. Os visitantes tiveram acesso ao 8º andar do Palácio da Justiça, que foi aberto à visitação.

Acompanhe aqui como foi o andamento da obra de restauro e reforma.

Autoridades -

A mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; representando o Governador do Estado, Beto Richa, o Procurador Geral do Estado Paulo Sergio Rosso; o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Ademar Traiano; representando o Ministério Público, o Sub Procurador Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos Eliezer Gomes da Silva; o Vice- Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná, Airton Martins Molina; o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Frederico Mendes Júnior; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, e o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha.

Também estavam presentes na cerimônia as autoridades: 1º Vice Presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega; o 2º Vice Presidente, Desembargador Fernando Wolff Bodziak; o Corregedor Geral, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti; o Corregedor da Justiça, Desembargador Robson Marques Cury; o Ouvidor Geral, Desembargador Arquelau Araújo Ribas; a Ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Desembargadora  Nair Maria Lunardelli Ramos; a Diretora do Foro da Justiça Federal do Paraná, Juíza Federal Gisele Lemke; o Defensor Público-Geral do Paraná, Sérgio Roberto Rodrigues Parigot de Souza; Representando a Arquidiocese de Curitiba, Padre José Aparecido Pinto; o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Renato Scalabrin; os Diretores da Contrutora Sial, Ednilso Rossi Arnaldi e Armando Nonose; Desembargadores; Juízes de Direito; Procuradores e Promotores de Justiça e servidores.

https://www.tjpr.jus.br/destaques/-/asset_publisher/1lKI/content/id/8229091